LIGUE HOJE: (21) 98219-3512 (WhatsApp)

                        (21) 98135-1000 (WhatsApp)

Análise de Vibrações de Tubulações de Processo

 

Modalidade de Curso: On Line / Ao Vivo


Período: 4 a 15 de agosto de 2025


Duração: 30 horas (3 horas em período noturno durante 2 semanas) entre 18 as 21 hrs

Objetivo

Capacitar profissionais para a execução de estudos de verificação de vibrações em tubulações industriais em conformidade com normas de projeto e interpretação de resultados provenientes da análise numérica para a avaliação de linhas em operação.

Público-Alvo

O curso é direcionado para os profissionais (engenheiros e técnicos) responsáveis pelas tarefas de especificação técnica, projeto e montagem de tubulações de processo.

Conteúdo Programático

CONCEITOS BÁSICOS DE VIBRAÇÕES EM TUBULAÇÕES


- Características dinâmicas de um sistema estrutural:

frequências e modos naturais de vibração

- Frequências de excitação: tonal x banda larga

- Causas comuns de vibração em tubulações:

  • Vibração induzida por turbulência.
  • Excitação mecânica.
  • Pulsação: vibração induzida por fluxo (dead leg);              máquinas alternativas; compressores centrífugos.            vibração em alta frequência (AIV); vibração em                termopares.



PRINCIPAIS FONTES DE CARREGAMENTO DINÂMICO/VIBRAÇÕES EM TUBULAÇÕES


- Impacto pelo fechamento de válvulas, interrupção ou liberação de fluxo repentino.

- Cavitação em válvulas.

- Flasheamento (mudança de fase).

- Problemas relacionados à vibração: falha por fadiga, desgaste (fretting).

- Vibração induzida por fluxo bifásico.



Métodos de Mitigação de Vibrações em Tubulações


- Boas práticas de projeto de Tubulações de Pequeno Diâmetro

- Amortecedores viscoelásticos

- Ajuste de características dinâmicas



Normalização Técnica aplicada à Vibrações em Tubulações


- ASME B31.3 – Process Piping Code

- ASME OM – Parte 3Limites práticos de vibração em tubulações

- WRC-417 - Design Guide to Reduce Potential for Vibration Caused by Fluid Flow Inside Pipes - Review and Survey

- ISO 28616-8 - Mechanical vibration - Measurement and evaluation of machine vibration - Part 8: Reciprocating compressor systems

- Guideline for the avoidance of vibration induced fatigue failure in process pipework



MONITORAÇÃO DE VIBRAÇÕES EM TUBULAÇÕES


- Instrumentos de medição

- Parâmetros de medição

- Seleção de pontos de medição

- Plano de medições

- Limites práticos de vibrações em tubulações



ANÁLISE DINÂMICA TUBULAÇÕES SEGUNDO O GUIDELINE EI


- Estudo de caso utilizando Análise Qualitativa de Vibrações

- Estudo de caso utilizando Análise Quantitativa de Vibrações



ANÁLISE DINÂMICA TUBULAÇÕES – CÁLCULOS E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL


- Análise Dinâmica Modal

- Análise Dinâmica Harmônica

- Análise Dinâmica de História no Tempo

Material Didático

Apostila com Teoria e Exercícios.

Investimento:

O custo de inscrição é de R$ 4.050, o que inclui o fornecimento de material didático para o acompanhamento do curso e certificado de participação.

Opção de pagamento com cartão de crédito.

Conheça os instrutores

Claudio Mendonça


Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011), com formação em Engenharia de Equipamentos (2013), especialização em Engenharia de Tubulações pela PUC-Rio (2013), especialização em Análise Numérica Estrutural pelo Instituto ESSS (2017) e Msc em Engenharia Naval pela COPPE/UFRJ (2020). Atua na Petrobras em projeto básico de tubulações e arranjo de unidades de processo. Presta assistência técnica à montagem e operação de unidades de processo em tarefas como análise de tensões, medição e análise de vibrações em tubulações. Professor das disciplinas Análise de Flexibilidade de Tubulações e Vibração de Tubulações. Membro do CE-058 – Comissão de Estudos e Análise de Vibração em Máquinas (Abendi/ABNT).

 

Ediberto Bastos Tinoco
 

Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), com formação em Engenharia de Equipamentos (1988) pela PETROBRAS. Mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (1998).  Atuo na Petrobras em projeto básico de caldeiraria e Assistência Técnica nas áreas de Análise de Tensões estruturais, Mecânica da Fratura e Análise de Vibração em Vasos de Pressão e em Tubulações. Professor das disciplinas de Integridade Estrutural, Projeto de Vasos de Pressão, Análise de Tensões de Vasos de Pressão com base no ASME Section VIII Division 2 e em Tubulações com base na norma ASME B 31.3.

 

Jordana Veiga

 

Engenheira mecânica formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), com formação em engenharia de equipamentos (2006), especialização em engenharia de dutos pela PUC-Rio (2008) e Msc em Engenharia Mecânica pela PUC-Rio (2009). Professora das disciplinas de Projeto Mecânico de Tubulações, Análise de Flexibilidade de Tubulações, Vibração de Tubulações, Padronização de Materiais Tubulações, Suportação, Válvulas e Instalações Industriais. Trabalha há mais de 16 anos com projeto de tubulações industriais, participando de atividades nas fases de projeto básico, detalhamento, construção e montagem e operação de unidades industriais, tais como cálculo mecânico de tubulações, especificação de materiais de tubulações, análise de flexibilidade, análise de vibração, arranjo, definição de suportação e seleção de válvulas.


Jorivaldo Medeiros


Engenheiro Mecânico formado pela USU-RJ/1985, Especialização em Engenharia de Equipamentos/1986, Mestre em Engenharia Civil pela COPPE-UFRJ/2012. Atua há mais de 38 anos na Petrobras em projeto mecânico, análise de tensões estática e dinâmica, seleção e elaboração de padronizações de material de tubulação e arranjo de unidades de processo. Presta assistência técnica à montagem, partida e operação de unidades de processo. Desenvolve projetos de P&D para sistemas e componentes de tubulação, em conjunto com universidades brasileiras. Coordenador do WG 5 (Piping) do ISO TC-67/SC 6, membro do comitê brasileiro (CB-50/CE 6) e do Piping and Valve Std Subcommitte do iOGP. É o coordenador responsável pela atualização dos Livros de Tubulações do prof. Pedro Silva Telles. Professor nos cursos de Análise de Flexibilidade, Projeto Mecânico de Tubulações, Suportes, Juntas de Expansão e Normalização Técnica em diversos Cursos de Especialização e Pós-Graduação.

Share by: